Por Que os Links Que Você Construiu Não Estão Ajudando Sua Página Subir no Rank

Que bom te ver por aqui! Hoje vamos falar sobre quando o processo de link building, o processo de construção de backlinks, não dá certo. E você deve estar se perguntando, mas porque isso ocorre?

Quais são as possíveis razões para que seus esforços para adquirir links não estão sendo efetivos?

Então, muitas vezes uma segunda opinião para o seu projeto de SEO, não é uma coisa ruim. Um olhar externo pode conseguir perceber erros estratégicos ou táticos que você por estar muito envolvido pode não estar percebendo. Mas lembre-se, você pode realizar essa análise você mesmo, pesquisando coisas como “Porque uma campanha de construção de backlinks não está dando certo.”

Então aqui vão as principais razões…

1 – Não utilizar os links corretos

Diversidade de domínios: Primeiramente, quando falo sobre não utilizar os links corretos, quero dizer em uma escala mais abrangente, em questão da baixa diversidade dos mesmos. Você pode até estar ganhando links, mas sempre vindo do mesmo lugar. O Google começa a ver isso de forma negativa e não irá subir você no ranking.

Autoridade da fonte: Conseguir backlinks que sejam possuam autoridade, vale muito mais para o Google do que links com baixa autoridade. Links com baixa autoridade são apenas isso, não mover você no ranking.

Relevância: Encontrar links que possuam o mesmo tópico, vão garantir a você a subir no ranking de forma mais rápida. Se você conseguir links de assuntos que não são ligados ao seu tópico, o Google não irá subir o seu site com tanta eficiência, pois eles são restritivos com relação a isso.

Localização na página: Você possui um emaranhado de backlinks porém todos se localizam na barra lateral e sempre na seção de feed. O Google não te dará pontos por isso, e ainda pode ver como se você estivesse forçando algo promocional. Links de rodapé tendem a não funcionar muito bem. Tente sempre conseguir links com conteúdo, esses são sempre os melhores.

Unicidade: Você pode produzir um artigo e este, pode ser republicado por várias pessoas, e ainda assim o Google verá tais cópias como sendo um patrocínio não editorial e vai tratar tais cópias como se não existissem.

2 – O conteúdo errado

Procure ficar atento com o que você posta. Muitas vezes aquele conteúdo não é o correto para aquela página e o conteúdo pode ser dividido, entre o que está sendo focado e o que é importante para o pesquisador.

Muitas vezes amigo, você não está respondendo a pergunta do público. Você pode até achar que está respondendo uma pergunta, provendo uma solução, mais ai é que está: você está oferecendo apenas UMA. O pesquisador muitas vezes tem várias perguntas sobre o tema, então amplie o conteúdo para não forçá-lo a ir para outros sites.

3 – Não utilizar o domínio correto

Utilize sempre o domínio mais apropriado. Muitas vezes seu domínio pode não estar associado a conteúdo que os pesquisadores e o Google estejam esperando. Faça com que seu site também pareça confiável e construa uma marca forte e sólida, pois a marca influência bastante no momento da escolha de um site sobre certo assunto.

4 – Problemas técnicos ou de acessibilidade

Para finalizar, podem ocorrer problemas de acessibilidade ou técnicos. Mas, tais tipos de problemas são fáceis de identificar, já que sua página apresentará um erro. Haverá um problema no cache, esse sendo mais raro e improvável, mas vale a pena você checar isso também.

Enfim, espero realmente que tenha ajudado você a resolver o seu problema. Te desejo uma ótima semana e até a próxima.