Cuidado ao refazer sua marca, direcionar seu site, ou consolidar vários sites

Realizar mudanças com relação a sua marca é um grande passo, algumas vezes é o melhor caminho para seguir em frente, mas não deve ser feito tão levianamente.

Refazer ou não minha marca, eis a questão.

Essa é uma grande dúvida a ser discutida, se você deve refazer sua marca e se deve consolidar diversas marcas e websites. Com todas as mudanças realizadas pelo Google e pelas mídias sociais, as pessoas começam a se perguntar se devem refazer a sua marca e redirecionar o website.

Vamos ser sincero, essa coisa de refazer a marca é complicado, ainda mais se você não estiver ciente do que está por vir: redução de tráfego de seu website, queda nos ganhos, entre outras coisas. O Moz por exemplo deixou de ser SEOMoz e eles dizem ter sofrido uma perda de 15-25% do seu traffego orgânico por ums 6 meses antes de retornar ao seu auge e crescer mais ainda.

Contexto A: Refazendo a marca ou redirecionando

Vamos imaginar que você está gerindo a brinquedosparajovens.com, um nome bem grande. E vamos imaginar também que você possa ser dono da brinquedosPJ.com, porém você ainda não utilizou este nome. Você apenas fez o redirecionado para o seu principal, e você está se perguntando “Faço a mudança?”

O quão memoriável é sua marca atual?

Essa eu diria, é uma questão SERIÍSSIMA para ser avaliada. Você deve avaliar se a sua marca é lembrada pelo público. Deve averiguar também se o nome da sua marca é de certa forma fácil, para melhorar as buscas no Google, mídias sociais, blogs e até para a imprensa. Claro, vale lembrar que o tipo mais forte de propaganda até hoje é o boca a boca, as recomendações de amigos e familiares sobre certa marca ou empresa.

Você irá manter o seu atual nome de página longo?

Se você desejasse realizar alguma ação, em relação ao site, eu recomendaria fortemente que você fizesse já, agora. Quanto mais você esperar, pior, so irá dar mais dor de cabeça em relação ao novo domínio. Lembre-se, melhor sofrer um pouco agora, do que muito mais no futuro. Se você esta preparado, vai em frente.

Você testou a preferência com relação a escolha de marca com o seu público alvo?

Realize dois testes. O primeiro com pessoas que são clientes da marca, que realmente gostam dos produtos e são fiéis a marca. Em relação ao segundo, com pessoas que não são muito fiéis a marca ou não a conhecem muito. O teste não precisa ser grande, no máximo 15 pessoas em uma rede social ou pessoalmente.

Por meio deste teste você poderá saber, qual é a aceitação dos públicos.

Quanto tráfego você precisa em um ano para justificar a mudança da URL?

Vamos dizer hipoteticamente, que sua taxa de tráfego aumentasse, e vamos dizer que você está crescendo 10% ao ano, se sua taxa aumentasse com a reformulação da marca, você faria? Lembre-se, o inicio é sempre ruim, você vai sofrer, mas irá crescer depois. Ainda assim, você faria?

Neste caso é um pouco difícil de dizer, porquê você não possui o conhecimento de quanto sua marca está acessível para a reformulação, uma vez que ela está no boca a boca do público e fica difícil dizer também, pois você não sabe como ela é comparada com a atual. Se você perceber que terá um crescimento de 5% ou mais, então fique tranquilo, a taxa de crescimento composto irá mostrar que na verdade você se deu bem com tal ação.

Vamos ao contexto B. A questão que paira aqui é: Devo Consolidar?

Muitas pessoas gerem domínios diferentes, e você pode até pensar que isso é errado. Mas se o conteúdo se sobrepõe, a audiência tende a se sobrepor. Há na verdade, muitas pessoas que gerem múltiplos domínios.

Quanta sobreposição de audiência existe lá?

Então, vamos levar algumas coisinhas em consideração. Audiência e conteúdo que se sobrepõe. Se você é dono do BrinquedosPJ e AppsMais, e tal sobreposição é pequena, logo o conteúdo não se sobrepõe muito, tal como vai ser com a audiência.

Mas se você se encontra em seu site, escrevendo ou postando mais coisas sobre Apps, no BrinquedosPJ, e escrevendo mais coisas boas sobre o universo brinquedos no AppsMais, é valido dizer que está ocorrendo a fusão lenta dos públicos. Agora seria o momento correto, para considerar uma consolidação.

Existe potencial para vendas ou exit separadas

Se você deseja em algum ponto futuro, vender alguns de seus domínios separadamente, recomendo que não faça uma junção, e deixe-os separados. Contudo, se você considera-os como parte da mesma empresa, então consolide-os.

Você irá diluir iniciativas de marketing ou de marca?

Este é o último ponto a ser considerado. Você vai trabalhar com marketing, crescimento de marca e também de tráfego. Quando você divide tais iniciativas, a menos que você possua dois times grandes de profissionais, essa ação é extremamente difícil de ser realizada simultaneamente. Nesse caso, seria uma boa ideia consolidar.